Aguarde...

Benvindos Freguesia de Pereira

Caracterização

O trabalho autárquico prossegue na Vila de Pereira com o sentido de empenhamento e de inovação que se exige.

Tal como vem sendo nossa prática estamos empenhados em melhorar a qualidade de vida dos Pereireirenses, melhorando os serviços e infraestruturas da freguesia que dão uma nova urbanidade á nossa terra.

Quanto a infraestruturas a freguesia está servida com rede eléctrica, água canalizada e com tem rede de esgotos.

Tem serviço diário de recolha do lixo, efectuado pelos serviços da Câmara Municipal de Montemor o Velho.

O serviço de correio é feito pela secretaria da Junta só com recolha de correio.

Terra culturalmente rica e com um fervilhante espírito associativo, fez surgir aqui várias colectividades ao longo dos tempos, onde as populações se foram organizando em associações ou colectividades, perseguindo finalidades e objectivos bastante diversificados, sempre a elevar a sua cultura e o bem-estar social, onde com muita competência e orgulho, efectuam um excelente trabalho de promoção dos valores e talentos da sua terra natal.

É disso exemplo, o Grupo Folclórico da Vila de Pereira, surgido em 1966 e que desde sempre tem pautado o seu trabalho na recolha, reconstituição e divulgação da cultura do Baixo Mondego, sendo mesmo considerado o maior embaixador desta região. Possuidor de uma fabulosa colecção de magníficos trajes regionais, abrangendo os diversos aspectos da vida local, é ainda hoje considerado “ Museu Ambulante do Traje”.

Uma palavra especial para a Associação de Dadores de Sangue da Vila de Pereira, Associação Desportiva Cultural e Recriativa de Pereira, Associação dos Amigos dos Casais Velhos e Casal Minhoto (Mioto), Núcleo Sportinguista de Pereira e a Velha Guarda do CAP/ADCRP, também elas com a preocupação da vertente cultural e desportiva desta terra.

A Vila de Pereira encontra-se actualmente munida de infraestruturas de Acção Social e de saúde, concretamente a Santa Casa da Misericórdia da Vila de Pereira, e a Cruz Vermelha Portuguesa - Secção de Pereira. A Santa Casa da Misericórdia está neste momento a funcionar com apoio domiciliário a 35 idosos e tem 25 idosos no Centro de Dia. Tem 26 crianças em A.T.L. e 18 crianças em Prolongamento Pré-Escolar. Esta fornece ainda refeições nas escolas de 1º Ciclo e Jardins de Infância de Arzila, Ameal e Vila Pouca do Campo. Por seu lado a Cruz Vermelha presta apoio domiciliário a 12 idosos. Tem 60 crianças inscritas no Projecto de Actividades Ocupacionais, transportando 30 crianças para as Piscinas e cerca de 150 crianças em transporte escolar diariamente. A vila de Pereira possui ainda um Centro de Saúde - Extensão de Pereira, uma Farmácia, um laboratório de análises clínicas e clínicas dentárias na Urbanização Quinta de São Luís. No âmbito da Educação e Ensino existem uma escola do 1º Ciclo do ensino básico, e um Jardim de Infância. A escola secundária mais próxima situa-se em Granja do Ulmeiro a 6 Km, na sede do concelho Montemor-o-Velho a 11 km ou em Coimbra a 15 km.

Os resultados definitivos dos Censos 2011, referenciados ao dia 21 de Março de 2011, indicam que a população residente de Pereira é no total de 3265 pessoas, sendo destes 1612 indivíduos do sexo masculino e 1653 do sexo Feminino.

A Vila de Pereira situa-se na margem esquerda do rio Mondego, entre pomares e hortas férteis, distando cerca de dez quilómetros da sede do concelho, Montemor-o-Velho, tendo sido reelevada a Vila em 1991. Tem uma área de 12,4 Km2 de terras planas, sendo parte ocupada pelos terrenos do campo e parte pelos terrenos do monte. É atravessada por estradas e tem estação da linha de caminho-de-ferro do Norte. Confronta a norte com Tentugal, a Nordeste com Arzila, a leste e a sul com Belide, Sebal Grande e Anobra e a Oeste com Figueiró do Campo e Santo Varão.

Constituem a freguesia as povoações de Alpões, Cabecinhos, Casais Velhos, Casal da Légua, Casal do Mioto, Montes de Baixo, Montes de Cima, Morraceira, Pereira, Senhora do Pranto, Tojal, Torre, Vale de Água.

A economia local depende de negócios de sucesso sedeados no interior da freguesia.

A Junta de Freguesia procura com a sua acção promover o comércio e a indústria local.A agricultura é, sem dúvida uma das actividades a que se dedicam as gentes da freguesia. No entanto, a agricultura praticada tem como objectivo principal o consumo próprio das famílias que a ela se dedicam, funcionando, assim, como meio de subsistência.

Apesar deste carácter de subsistência, existem casos em que a produção é em maior quantidade e destina-se a ser comercializada.

Uma das principais actividades da freguesia situa-se a nível do comércio, existindo um grande número de famílias que dependem desta actividade. Os estabelecimentos comerciais existentes na freguesia dividem-se por vários sectores da actividade comercial - comércio de produtos alimentares e bens de primeira necessidade; comércio de roupas; comércio de produtos têxteis, comércio de produtos frutícolas e hortícolas.

Para além destes estabelecimentos comerciais, existem também oficinas de automóveis, cafés e restaurantes. De realçar o facto de a maior parte deles ser de âmbito familiar e de existirem, em alguns, tradições familiares que vão perpetuando o negócio.

Ao nivel dos serviços. Pereira está dotada também de várias empresas que proporcionam uma oferta desta área aos habitantes aqui residentes.No que diz respeito à indústria, existem na freguesia diversas empresas que se dedicam a ramos diferentes de produção e que têm contribuído para o desenvolvimento dos diferentes lugares que a constituem.

 

COMO CHEGAR A PEREIRA?

Para visitar a Vila de Pereira, Vila centenária, situada no coração do Baixo Mondego tem o visitante várias opções.

Pela sua situação geográfica, Pereira está privilegiada no que toca a acessos, com tendência para melhorar num futuro próximo.

A principal entrada na Vila de Pereira faz-se a partir da via rápida, Coimbra - Alfarelos, pela EM - 341, que também dá acesso á A1 na portagem de Coimbra - Sul.

A EM - 341 atravessa Pereira, passando por Santo Varão, Formoselha, Granja do Ulmeiro e Alfarelos, fazendo aí a ligação para Condeixa, Soure e Montemor-o-Velho.

Se fizer a sua entrada vindo da Figueira da Foz, entra na nossa sede de concelho, Montemor-o-Velho e a partir da EN - 111, tem a saída em Lavariz - Carapinheira ou em Tentugal, seguindo depois pelas estradas dos campos do Mondego, integradas no emparcelamento, atravessando as pontes sobre o Mondego em Formoselha ou em Pereira, passando pela Praia Fluvial de Pereira e Zona Histórica.

Este acesso contempla a ligação á A14 em Montemor-o-Velho.

Entrando pelo lado Sul, temos a ligação com a A1 e IC2 a partir de Condeixa, passando pelo Casal da Légua, Casais Velhos e Casal do Minhoto, percorrendo o CM - 1097 desta freguesia, que nos conduz até ao coração desta linda e histórica Vila.

Para além das ligações rodoviárias, Pereira tem um grande privilégio, pois é atravessada pela principal linha ferroviária do País, a linha do Norte e que nesta zona acumula os sub urbanos Coimbra - Figueira da Foz e também os regionais Coimbra - Entroncamento e vice versa.

A este nível, nas horas de ponta, há comboios directos Pereira - Coimbra e vice versa, que satisfazem em pleno, demorando a viagem cerca de 15 minutos.

Estamos à sua espera!

 



Compartilhar titulo produto

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização. Ao utlizar o website, confirma que aceita a sua utilização.